São Paulo cresceu de forma explosiva. No começo do século 20, a cidade tinha aproximadamente 70 mil habitantes. Ao final desse século, já eram mais de 10 milhões de paulistanos. Com isso, a esfera local da convivência foi se perdendo e as redes de vizinhança se deterioraram.
Para acomodar tanta gente, a cidade se verticalizou – e hoje tem mais de 30 mil prédios construídos. Boa parte desses edifícios reproduz o paradigma de segregação: muros, grades, cancelas, guaritas e muito pouca diversidade.
Por trás desses muros concretos e simbólicos existe uma multidão de pessoas com muitas coisas em comum. Habilidades, necessidades, sonhos. Tecer relações entre esses vizinhos é fundamental para manter a cidade viva.
A partir dessa premissa surgiu o projeto Tesouros do Bairro (ou simplesmente TdB) como uma ferramenta de compartilhamento de habilidades e reconhecimento entre vizinhos - uma iniciativa para ressignificação de espaços ociosos, criado em parceria com moradores, síndicos e comerciantes locais.
Nosso desafio? Gerir demandas comuns, recursos ociosos e potencialidades individuais de forma a criar laços de comunidade e gerar riqueza entre as pessoas que vivem e trabalham dentro e perto de condomínios.
Clique no botão abaixo para conhecer nosso mapa digital.