nosso programa de aceleração

 

traçando a rota (etapa de diagnóstico) 

Duração: 2 semanas, com 1 encontro semanal

Objetivo:

Avaliar o estágio de cada iniciativa do programa:

- Projetos de Garagem (iniciativas em estágio inicial)

- Startup (iniciativas em crescimento)

- Scale Up (iniciativas em fase de escala e captação de investimentos)

Para cada iniciativa será atribuído um tutor ou tutora do Lellolab - pessoa da equipe que acompanhará de perto toda a jornada da iniciativa pelo tempo de aceleração. A tutora ou tutor será responsável por apoiar a iniciativa em suas dúvidas e necessidades, bem como, acompanhar o processo de mentoria ajudando a coordenação de mentores e mentorados.

Metodologia:

Metadesign e conversas online com tutor ou tutora Lellolab.

preparando o barco (etapa de mentoria) 

Duração: 8 semanas, com 2 encontros semanais

Objetivo:

Preparar as iniciativas, a partir de seu estágio e suas necessidades, por meio de mentorias especializadas, divididas em três grupos:  

- Essenciais: temas obrigatórios para a compreensão da vida em comum nas grandes cidades

- Específicas: temas focados nas necessidades de cada iniciativa

- Alternativas: temas que podem ser escolhidos, de acordo com o interesse de cada iniciativa

Metodologia:

Conversas online e coletivas com mentores especializados.

içando as velas (etapa de testes) 

Duração: 4 semanas, com 1 encontro semanal

Objetivo:

Traçar a rota para o desenvolvimento de um MVP (mínimo produto viável) para as iniciativas em fase inicial ou a realização de uma POC (prova de conceito) para as iniciativas em fase de escala. 

Metodologia:

Metadesign, conversas online com tutor ou tutora Lellolab, trabalho de campo.

velocidade de cruzeiro (preparação para captação e investimento) 

Objetivo:

Preparar as iniciativas, de acordo com seu estágio, para captação de recursos ou apresentação para investidores.

Metodologia:

Conversas online preparatórias, com tutor ou tutora Lellolab.

nossos mentores e mentoras 

Nossas 15 mentorias essenciais estão estruturadas em cinco eixos de atuação e contam com a participação de acadêmicos/as e profissionais especialistas:

ícones_aceleradora_cx

citizen experience (experiência cidadã) 

Eixo para a compreensão de como as pessoas se relacionam objetiva e subjetivamente com a cidade. 

natalia_garcia

Jornada Cidadã com Natália Garcia, jornalista, escritora e há mais de uma década vem se dedicando a investigar como a vida urbana e a consciência humana estão interconectadas. Criou o projeto Cidades para Pessoas, com o qual visitou mais de 100 destinos pelo mundo documentando novas e melhores formas de viver em cidades. A partir dessa pesquisa, atuou em corporações, prefeituras e universidades da América Latina e foi co-criadora e apresentadora do Brechas Urbanas, no Itaú Cultural. Hoje, o Cidades para Pessoas se tornou uma consultoria de inovação para a vida urbana chamada A Nova Cidade. Natália também é autora do livro Sete Dias No Butão - O Que Aprendi Sobre Felicidade. Ouça nosso podcast com ela.

caio_vassao

A Nova Urbanidade  com Caio Vassão, Arquiteto e Urbanista, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que possui um trabalho permanente na atualização e ampliação do Metadesign e na abordagem do projeto “Arquitetura Livre”. Um de seus temas de pesquisa mais recorrentes é o diálogo entre as novas tecnologias e a conformação do ambiente urbano contemporâneo. Como parte deste estudo, pesquisa metodologias de projeto para a computação ubíqua. Assista à live que fizemos com ele.

ícones_aceleradora_mercado

mercado

Eixo para a compreensão do mercado de real estate e condominial e formatação de estratégias para o negócio.

audrey

Mercado Condominial com Audrey Ponzoni, especialista em Gestão de Facilidades, Hotelaria e Empreendimentos Imobiliários, com 25 anos de experiência. Atua com consultoria operacional e implantação de facilidades para desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, tem experiência em Arquitetura de Sistemas da Informação para o mercado imobiliário e gestão de facilidades e Gestão Ambiental para empreendimentos imobiliários e facilidades. 'E estudante da tecnologia Blockchain e suas aplicações nas áreas imobiliária e socioambiental.

davi_moreno_duotone

Canvas Business Model*  com Davi Moreno, facilitador de grupos e processos colaborativos a partir do metadesign. Formado em História pela USP e especialista em educação profissional pelo Centro Universitário SENAC SP, atua como pesquisador e coordenador de projetos no Lellolab. É consultor em educação, processos de aprendizagem e design em projetos de pesquisa e inovação para empresas e outras instituições.

*apenas para projetos de garagem
camila_conti

Comunicação e Marketing Digital com Camila Conti, ilustradora e designer gráfica e digital, com 15 anos de carreira na área, tendo atuado em empresas e agências de publicidade nas áreas de Comunicação Corporativa e como Diretora de Arte e de Criação. Tem pós-graduação em Gestão da Comunicação pela ECA-USP e atualmente dedica-se ao desenvolvimento, pesquisa e estudos na área de UI/UX design. É professora titular da São Paulo Digital School e co-fundadora da Rede Maternativa, uma startup brasileira de impacto social que tem por objetivo transformar a relação entre mães e mercado de trabalho e no Lellolab é especialista em Tecnologias Sociais e Experiência Cidadã.

ícones_aceleradora_tecnologia

métodos e tecnologias

Eixo para a compreensão de como aplicar a tecnologia em seu negócio.

andre_turetta

Design de Serviço com André Turetta, que desde 2010 ajuda pessoas a expressar e desenvolver suas ideias com criatividade e confiança. Sua principal missão é utilizar ferramentas e métodos ágeis e centrados no usuário, a fim de facilitar e construir soluções por meio de interações humanas.

julio_cesar_duotone

Data Science e Analytics com Júlio César Barbour Oliveira, especialista em soluções de ruptura na área de medicina de precisão, tecnologias de envolvimento de pacientes, economia da saúde e aplicativos de aprendizado de máquina em ciências da saúde. É membro da comunidade OHDSI, apoiando-os a dimensionar pesquisas observacionais com dados do mundo real e modelo de dados comum OMOP no Brasil.

filipe_cassapo_duotone

Inovação Aberta com Filipe Cassapo, especialista em Inovação, Liderança e Transformação Organizacional. É Diretor do Lellolab e também Presidente do Centro de Inovação Europa-América-Latin, Enrich in Latin America and Caribbean. É palestrante no Brasil e no exterior, em projetos da Agência de Desenvolvimento do Luxemburgo (LuxDev), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da União Europeia.

ícones_aceleradora_gestão

gestão e governança

Eixo para a compreensão de processos estratégicos relacionados ao dia a dia de uma empresa.

tulio_custodio

Diversidade e Inclusão com Tulio Custódio, Sócio e Curador de Conhecimento na Inesplorato, Doutorando em Sociologia (USP), Pesquisador/Palestrante em Masculinidades Negras.

moira_toledo

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) com Moira Toledo, Diretora de Risco e Governança na Lello Imóveis.

Gestão Financeira

marco_di_biasi

Funding e Investimentos com Marco De Biase, que possui mais de 30 anos de experiência em finanças e consultoria de gestão. Atua como Partner LAAS Latam Angels Society, Acceleration Program Director Founder Institute. É administrador de empresas com especialização em economia internacional e responsável pelo startup administrativo, financeiro e comercial de empresas multinacionais no Brasil e Argentina. Apaixonado por tecnologia com profundo conhecimento do Ecossistema Startup. Mentor e Investidor de diversas startups no Brasil e na Itália.

ícones_aceleradora_ambiental

sócio-ambiental

Eixo para a compreensão de questões  ambientais, alinhadas a uma visão sustentável do negócio.

cassinelli_duotone

Economia Circular com Luis Fernando Cassinelli, profissional formado em Engenharia de Materiais com especialização em Polímeros pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É coordenador do programa PIPE e do BIOEN da Fapesp. Possui carreira desenvolvida nas áreas Técnicas e de Mercado, no desenvolvimento de equipes com foco em organizações empresariais globais e carrega a expertise da construção e gestão de três Centros de Inovação e Tecnologias no Brasil em seu portfólio. Também possui experiência na obtenção de financiamentos para a Inovação no BNDES (Desenvolvimento Social e Banco Nacional), FINEP (Financiamento de Estudos e Projetos), Fapesp (Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Fapesb (Fundação Amparo à Pesquisa da Bahia).

tomaz

Infraestrutura Verde com Tomaz Lotufo, arquiteto e urbanista pela  Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP (2014). Permacultor (IPEC, 2002). Bioconstrutor. Professor da Pós-graduação “Arquitetura e Sustentabilidade” no Centro Universitário Belas Artes. Educador do curso Design para a Sustentabilidade “Gaia Education”. Participa do núcleo de Permacultura Sitio Beira Serra em Botucatu desde 2003 e em São Paulo do coletivo Permasampa. Atua como arquiteto no escritório colaborativo Sem Muros Arquitetura Integrada, onde tem como foco Arquitetura de baixo impacto ambiental e projetos comunitários de impacto social positivo.

pedro_paes2-cópia

Integração Natureza & Cidade com Pedro Paes Lira, arquiteto e urbanista com mais de 15 anos de experiência de trabalho em vários países, é graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, com estudos no Politécnico de Milão e na Universidade Politécnica da Catalunha. É fundador do escritório Natureza Urbana, com dedicada atenção a projetos que envolvem natureza e cidade. Também foi diretor de arquitetura e urbanismo da multinacional espanhola Idom no Brasil, tendo coordenado diversos projetos multidisciplinares de grande escala e complexidade nos setores público e privado. Ao longo desta trajetória construiu larga experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, estudos urbanísticos, estudos de viabilidade e de parcerias público privadas, projetos de planejamento urbano e masterplans, ecoturismo e parques, campus universitários, entre outros nos âmbitos federais, estaduais e municipais, no Brasil e exterior. Também atuou como um especialista em espaços públicos para o Unops, o escritório das Nações Unidas de serviços para projetos. Sua atuação se destaca pela pela variação significativa de escalas, pela visão empreendedora e de sustentabilidade social, econômica e ambiental. Além disso, recentemente se tornou sócio do Altar, uma empresa que oferece refúgios para aluguel por temporada com profunda relação com a natureza.