infra

estrutura 

azul

 

Refere-se  ao conjunto de práticas, espaços e processos voltados para geração de economia e diminuição da demanda por recursos hídricos. A infraestrutura azul pode ser composta por sistema de captação de água pluvial, sistema de reuso de água, poço artesiano, medição individualizada de água, medição por telemetria, irrigação automatizada. 
A despesa com água e esgoto geralmente é a segunda maior para o condomínio, ficando atrás apenas dos custos com recursos humanos.  Otimizar o uso e reutilizar a água, além de colaborar para a preservação dos mananciais e reservatórios, representa uma economia financeira significativa para o  condomínio.

captação de águas pluviais

A captação de água pluvial é o processo de coleta e armazenamento de água de chuva para uso posterior. Esse método envolve a instalação de sistemas de captação, como calhas e tubulações, para direcionar a água da chuva de coberturas, telhados ou superfícies impermeáveis para um reservatório adequado.
O sistema pode ser composto por filtros, redutor (ou freio) de água, boia, sifão e cisternas e eventualmente, bombas.

aplicabilidade em condomínios
Nos condomínios, a água coletada pode ser utilizada para fins não potáveis, como irrigação de jardins, descargas de vasos sanitários, lavagem de carros e limpeza de áreas externas, reduzindo assim a demanda por água potável.
benefícios
1 - Redução do consumo de água potável e consequente economia na conta de água. 2 - Contribui para a não sobrecarga do sistema de manejo de águas pluviais da cidade, reduzindo os riscos de enchentes.

reuso de água

Sistemas de reuso de água são projetados para coletar, tratar e reutilizar águas cinzas - provenientes de diversas fontes, como chuveiros, pias e máquinas de lavar para serem reutilizadas para fins não potáveis, como limpeza de ruas e praças, resfriamento de máquinas, dentre outros usos. 
Os sistemas de reuso de água requerem a instalação de tecnologias de tratamento adequadas para garantir que a água atenda aos padrões de qualidade exigidos para cada uso específico.

aplicabilidade em condomínios
A água de reúso pode ser aproveitada para a lavagem de pisos das áreas comuns, descargas em vasos sanitários e irrigação paisagística, por exemplo.
benefícios
1 - Redução do consumo de água potável e consequente economia na conta de água. 2 - Redução do lançamento de esgoto na rede pública.

telemetria

A telemetria de consumo de água utiliza sensores e dispositivos de medição instalados nas instalações de água para monitorar e transmitir dados relacionados ao consumo de água de maneira remota.
Os dados são transmitidos para um sistema centralizado, onde podem ser monitorados e analisados - e medidas de controle do consumo podem ser adotadas pelos gestores.

aplicabilidade em condomínios
A telemetria possibilita o monitoramento contínuo e em tempo real do consumo de água em cada unidade do condomínio. O sistema permite que a cobrança seja realizada de modo que cada unidade pague com base no seu próprio consumo, diferenciando-se do sistema tradicional no qual os condôminos rateiam a fatura de água em cotas iguais.
benefícios
1 - Possibilita a detecção rápida de vazamentos. 2 - Permite uma distribuição mais justa dos custos. 3 - Pode incentivar os moradores a serem mais conscientes e terem maior controle sobre seu consumo de água.

irrigação automatizada

Um sistema de irrigação automatizada utiliza tecnologia eletrônica para controlar e otimizar o processo de irrigação em áreas verdes, sem a necessidade de intervenção manual no processo de rega.
A instalação desse tipo de sistema pode incluir controladores programáveis, sensores de umidade do solo, válvulas e aspersores automáticos e integração com sensores climáticos.

aplicabilidade em condomínios
Em condomínios, o sistema pode ser aplicado para a irrigação em áreas verdes comuns, como jardins, gramados, canteiros de flores, pomares e hortas. É uma tecnologia indicada principalmente para condomínios que possuem áreas verdes relevantes.
benefícios
1 - Otimização da mão-de-obra. 2 - Otimização do consumo de água e consequente economia na conta.
View