entorno

 

Refere-se às áreas de redondeza e vizinhança do condomínio e sua alta importância para a qualidade de vida num condomínio. A qualidade e características do entorno são  um aspecto importante não apenas para a segurança e acesso a serviços, transportes e demais atributos da vida urbana, mas também são fundamentais para estabelecimento das “superquadras”-  que, de forma simplificada, são formas de associação entre condomínios para alcançar determinadas finalidades (por exemplo a melhoria da gestão de resíduos, compartilhamento de serviços e equipamentos, realização de festas e eventos, consórcios de segurança comunitária, mutirões de plantio e manutenção de áreas verdes) - conceito que incentiva a vizinhança a desfrutar dos benefícios facilitados pela proximidade entre os condomínios.

articulação com vizinhos - superquadras

A articulação com os vizinhos de outros condomínios vizinhos refere-se à interação e colaboração entre condomínios de uma mesma região . Essa articulação pode ocorrer em diferentes níveis  - consórcios, associações, cooperativas ou alianças temporárias - e ter diversas finalidades (mutirões de limpeza, gincanas esportivas, caronas a pé, redes de mães, grupos de segurança, compartilhamento de materiais/mão-de-obra, etc).

aplicabilidade em condomínios
A criação de superquadras é decorrência do fortalecimento dos laços de vizinhança no entorno de um condomínio. Esse processo pode ocorrer por meio da criação de grupos temáticos, compartilhamento de recursos, formação de redes de segurança e iniciativas comunitárias - como por exemplo feiras de rua, festas de vizinhança, mutirões de limpeza, grupos de caminhada ou corrida, atividades esportivas e encontros culturais.
benefícios
1 - Incentivo a novas iniciativas no bairro. 2 - Fortalecimento dos vínculos comunitários e aumento da segurança. 3 - Construção de um ambiente mais colaborativo e solidário. 4 - Melhoria da infraestrutura e aprimoramento de processos condominiais cotidianos Melhoria do relacionamento entre condomínios e casas.
View